CAPÍTULOS DE LIVROS

ABREU, Marina Maciel. A formação profissional em Serviço Social e a mediação da ABEPSS: diretrizes curriculares/1996 em relação à perspectiva emancipatória no âmbito do avanço do conservadorismo. In: Maria Liduina de Oliveira e Silva. (Org.). Serviço Social no Brasil:história de resistências e de ruptura com o conservadorismo. 1ª ed.São Paulo: Cortez Editora, 2016.

CARDOSO, Franci Gomes. O Serviço Social como totalidade histórica em movimento no Brasil contemporâneo. In: MARIA LIDUINA DE OLIVEIRA E SILVA. (Org.). Serviço Social no Brasil - História de resistências e de ruptura com o conservadorismo. 1ªed. São Paulo: Cortez Editora, 2016.

LOPES, J. B.O Movimento de Reconceituação do Serviço Social na América Latina como marco na construção da alternativa crítica na profissão: a mediação da organização acadêmico-política e o protagonismo do Serviço Social brasileiro. In: MARIA LIDUINA DE OLIVEIRA E SILVA. (Org.). Serviço Social no Brasil - História de resistências e de ruptura com o conservadorismo. 1ªed. São Paulo: Cortez Editora, 2016, v. 1, p. 311-344.

LOPES, J. B.ABREU, Marina MacielCARDOSO, Franci Gomes. O caráter pedagógico da intervenção profissional e sua relação com as lutas sociais. In: Maria Beatriz Abramides e Maria Lúcia Duriguetto. (Org.). Movimentos Sociais e Serviço Social - uma relação necessária. 1ªed.São Paulo: Cortez, 2014, v. 1, p. 195-213.

CARDOSO, F. G.; SILVA, K. F. Desenvolvimento Regional do Maranhão e a Implantação Refinaria Premium I: uma análise da ocupação territorial e suas implicações no modo de vida e trabalho da população local. In: Protásio Cézar dos Santos; José Sampaio de Matos Junior. (Org.). Desenvolvimento Socioespacial: novos olhares. 1ªed.São Luís/MA: Editora UEMA, 2013, v. , p. 15-38.

LOPES, J. B. Resistência de Classes e o PT na construção de alternativas no Brasil. In: Coutinho, Joana Aparecida; Lopes, Josefa Batista. (Org.). Crise do Capital, lutas sociais e políticas públicas. 1ªed. São Paulo: Xamã, 2012, v. 1, p. 213-231.

ABREU, M. M. Assistência Social, Mobilização e Educação Popular. In: CFESS. (Org.). Seminário Nacional: O trabalho do/a Assistente Social no SUAS. 1ª ed. Brasília (DF): CFESS, 2011, v. 312, p. 229-248.

LOPES, J. B.CARDOSO, Franci Gomes. O Trabalho do Assistente Social nas Organizações da Classe Trabalhadora. In: CFESS e ABEPSS. (Org.). SERVIÇO SOCIAL: Direitos Sociais e Competências Profissionais. 1ªed. Brasília: CFESS/ABEPSS, 2009, v. 1, p. 461-480.

ABREU, Marina Maciel; CARDOSO, Franci Gomes. Mobilização Social e Práticas Educativas Desempenhadas pelo Assistente Social. In: CFESS, ABEPSS. (Org.). Serviço Social: Direitos Sociais e Competências Profissionais. 1ªed. Brasília: CEAD/UnB/CFESS/ABEPSS, 2009, v. 1, p. 593-608.

LOPES, J. B.ABREU, Marina Maciel. O Plano Básico de Ação do Serviço Social no INPS - 1972: racionalidade técnica modernizadora no serviço assistencial da política previdenciária. In: BRAGA, Léa; CABRAL, Maria do Socorro. (Org.). O SERVIÇO SOCIAL NA PREVIDÊNCIA: trajetória, projetos profissionais e saberes. 2ªed. São Paulo: Cortez/CFESS, 2008, p. 37-62.

AZAR, Z. S. Território e políticas públicas no Maranhão. In: MACEDO, M; PRAZERES, M. A. B. (Org.). Democracia, transparência e desenvolvimento sustentável. 1ed. Fortaleza: Fundação Konrad Adenauer, 2007, v. 01, p. 130-149.

SANTANA, R. N. N.; Urbanidade e Segregação: usos do território, modos segregados de moradia e imagens urbanas em São Luís, cidade patrimônio cultural da humanidade. In: Antônia Jesuíta de Lima. (Org.). CIDADES BRASILEIRAS: atores, processos e gestão pública. 1ªed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007, p. 49-73.

LOPES, J. B.; ARAVENA, J. A. L.; OUTROS . Cuestión Social y Políticas Sociales: Respuestas del Estado y de la Sociedad Civil.. In: Javier Antonio León Aravena. (Org.). Políticas Sociales para un Nuevo Siglo. La Nueva Cuestión Social? Concepción, Chile: Universidad del Bio-Bio, 2002, v. único, p. 23-37.