QUEM SOMOS

O Grupo de Estudos, Pesquisa e Debates em Serviço Social e Movimento Social (GSERMS), inscrito no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq, foi criado em 1998 e institucionalizado na Universidade Federal do Maranhão (UFMA) pela Resolução Nº 200/2001 - CONSEPE, de 7 de março de 2001. É integrante do Departamento de Serviço Social (DESES) e vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas (PPGPP) dessa Universidade e vem influenciando as atividades acadêmicas na graduação e na pós-graduação com inserção em processos concretos da vida social, com ênfase na questão social, considerando sua repercussão sobre o ensino, a pesquisa e a extensão nas referidas instâncias acadêmicas. O grupo reúne, fundamentalmente, professores/as, alunos/as da área de Serviço Social, mas é aberto para a participação de professores/as e estudantes de graduação e pós-graduação de outros Departamentos da UFMA e para profissionais pesquisadores não docentes interessados no estudo da temática na totalidade da articulação dos dois eixos - Serviço Social e Movimento Social - ou nas suas particularidades: o Serviço Social como profissão e área de conhecimento, em seus fundamentos, as tendências e perspectivas históricas; o movimento social constituído pelas classes sociais em luta permanente na construção da sociedade como totalidade social concreta, expresso nos processos objetivos e subjetivos mediados pelas relações entre estrutura e superestrutura.

Por essas análises, o GSERMS foi concebido e consolidado como um grupo de orientação teórico-histórica marxista, sustentada em Marx, com ênfase no pensamento de Gramsci, e, para fortalecer essa orientação, em 2017, foi criado no âmbito do grupo, o Núcleo de Estudos, Pesquisa e Debates Gramsci, Marx e Marxismo (NEGRAM) e já em 2018 foi criada a Conferência Gramsci, Marx e Marxismo (CGRAM) com a realização da 1ª CGRAM, considerando que a força do pensamento do filósofo italiano é presente desde a definição temática do grupo Serviço Social e Movimento Social. Movido pelo interesse no estudo da temática, o GSERMS tem como objetivos:

Gerais:

a) Contribuir para o aprofundamento do conhecimento crítico sobre o Serviço Social, como profissão e área de conhecimento e sobre o movimento social, como totalidade na sociedade mundial de capitalismo monopolista contemporâneo, com destaque para a América Latina, detendo-se em especial no Brasil e com atenção no Maranhão, articulando-se aos movimentos concretos dos sujeitos do Serviço Social e lutas sociais, destacando as lutas da classe trabalhadora da qual fazem parte esses sujeitos.

b) Contribuir para a ampliação de espaço que possibilite a absorção de pesquisadores e estudantes interessados no aprofundamento da reflexão e do debate crítico sobre Serviço Social e Movimento social como temática no Serviço Social, com atenção especial à Iniciação Científica em articulação com o Programa de Iniciação Científica da UFMA – PIBIC/UFMA.

Específicos:

a) Contribuir para a ampliação e o aprofundamento dos estudos e do debate crítico sobre o Serviço Social como profissão e área de conhecimento, considerado na sua especificidade e na relação com o Movimento Social na totalidade da práxis, destacando sua vinculação com a classe trabalhadora.

b) Contribuir para a ampliação e o aprofundamento dos estudos e do debate crítico sobre o movimento social como totalidade na sociedade mundial de capitalismo monopolista contemporâneo, com destaque para a América Latina, detendo-se em especial no Brasil e com atenção no Maranhão.

c) Contribuir para a difusão do conhecimento sobre o pensamento de Gramsci, com base no aprofundamento de estudos e análises críticas, mediante a verticalização dos estudos de suas obras, referenciados em Marx, fazendo interlocução com o marxismo, de cujos pensadores serão destacados György Lukács e Henry Lefebvre.

d) Realizar estudos, pesquisas e debates em Serviço Social e Movimento Social em torno dos eixos temáticos definidos nas linhas de pesquisa.

e) Contribuir para a formação de pesquisadores e profissionais de Serviço Social como uma compreensão da prática interventiva crítica, orientada pela necessidade histórica de emancipação humana.

f) Organizar a divulgação da produção acadêmica dos participantes do grupo, tendo na página web do GSERMS um veículo importante.

O período de existência do grupo é marcado por um significativo trabalho acadêmico e político de seus membros – professores e estudantes de graduação e pós-graduação e profissionais pesquisadores –, expresso em articulações com instituições de organização do Serviço Social, como profissão e área de conhecimento, instituições de organização da luta dos trabalhadores e na produção intelectual, agora elencada no portal do GSERMS, um espaço de grande relevância para a comunicação e o intercâmbio do grupo.

Você está aqui: INICIO QUEM SOMOS