QUEM SOMOS

O Grupo de Estudos, Pesquisa e Debates em Serviço Social e Movimento Social - GSERMS, inscrito no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq, foi criado em 1998 e institucionalizado na Universidade Federal do Maranhão (UFMA) pela Resolução Nº 200/2001 - CONSEPE, de 7 de março de 2001. É integrante do Departamento de Serviço Social e vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas desta universidade e vem influenciando as atividades acadêmicas na graduação e na pós-graduação com inserção em processos concretos da vida social, com ênfase na questão social, considerando sua repercussão sobre o ensino, a pesquisa e a extensão nas referidas instâncias acadêmicas. O grupo reúne, fundamentalmente, professores, alunos e profissionais da área de Serviço Social, mas é aberto para a participação de professores e estudantes de graduação e pós-graduação de outros departamentos da UFMA e para profissionais pesquisadores não docentes interessados no estudo da temática na totalidade da articulação dos dois eixos - Serviço Social e Movimento Social - ou nas suas particularidades: o Serviço Social como profissão e área de conhecimento, em seus fundamentos, as tendências e perspectivas históricas e o movimento social constituído nos processos objetivos e subjetivos, expresso nas relações entre estrutura e superestrutura, no movimento real da totalidade social concreta.

Movido pelo interesse no estudo da temática o grupo tem como objetivos:

a) Contribuir para o aprofundamento do conhecimento sobre a temática Serviço Social e Movimento Social;

b) Contribuir para a ampliação e o aprofundamento da reflexão e do debate crítico sobre o Serviço Social como profissão e área de conhecimento, considerado na sua especificidade e na relação com oMovimento Social na totalidade da práxis;

c) Contribuir para a formação de pesquisadores e profissionais de Serviço Social voltados para a prática interventiva crítica orientada pela perspectiva da emancipação humana;

d) Contribuir para a formação de pesquisadores de Serviço Social, com atenção especial à Iniciação Científica, com atuação articulada com o Programa de Iniciação Científica da UFMA – PIBIC/UFMA.

O período de existência do grupo é marcado por um significativo trabalho acadêmico de seus membros – professores e estudantes de graduação e pós-graduação e profissionais pesquisadores –, expresso em especial na produção intelectual, agora elencada no portal do GSERMS, mais um espaço de comunicação e intercâmbio.

Você está aqui: INICIO QUEM SOMOS